quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Registro digital da atividade 2_8



CURSISTAS: Deise Aparecida Santos Machado

                      Júlia Graciela Oliveira            
                      Vanessa Santos Fonseca                                          
ATIVIDADE 2_8 : Registro Digital da Experiência
ESCOLA: E. M. Benedito Pereira Lima
MUNICÍPIO: São João da Lagoa - MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

Inicialmente, foi explorado o tema na sala de aula, com exemplos práticos, aula esportiva e atividade xerocada. Logo estes alunos foram levados para o laboratório para um jogo “Os cinco sentidos” no site Escola Games. Todos participaram com entusiasmo e bom desempenho. Puderam perceber com clareza e brincando a função de cada órgão dos sentidos. Foi muito bom e interessante, todos queriam participar ao mesmo tempo, porém a quantidade de computadores não foi suficiente para todos ficando quatro alunos em cada computador, o que dificultou um pouco os trabalhos. Mas ainda assim as aulas foi bastante produtiva e instigante, despertou o interesse e a curiosidade dos alunos. O objetivo foi alcançado com sucesso.



Fotos desenvolvendo a atividade 2_8










terça-feira, 18 de setembro de 2012

CURSISTAS: DEISE APARECIDA SANTOS MACHADO
                                     JÚLIA GRACIELA OLIVEIRA
                                      VANESSA SANTOS FONSECA
                                                
ATIVIDADE 2.6 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET
ESCOLA: E. M. BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO  JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

PLANEJAMENTO DE AULA

ESCOLA: E. M. BENEDITO PEREIRA LIMA

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º ANO

TEMA: ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

DATA: 18 / 09 / 12

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

DURAÇÃO: 1 AULA DE 50 MINUTOS

RECURSOS: COMPUTADOR COM ACESSO A INTERNET.

OBJETIVO:
- IDENTIFICAR O SENTIDO DE CADA ÓRGÃO
-PERCEBER A DIFERENÇA NA FUNÇAO DE CADA SENTIDO
- AMPLIAR OS CONHECIMENTOS COM APOIO DAS TECNOLOGIAS.
-APRENDER INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE CADA UM DOS 5 SENTIDOS E  TESTAR O APRENDIZADO, COM UM DIVERTIDO JOGO DE PERGUNTAS NA INTERNET.

- DESENVOLVIMENTO:
  • DEPOIS DE INTRODUZIR O TEMA NA SALA DE AULA, E OS ALUNOS JÁ TEREM DESENVOLVIDO  ALGUMA ATIVIDADE. PROPOR O JOGO NA INTERNET.
  • EXPLICAR O JOGO ORALMENTE AINDA NA SALA DE AULA.
  • LEVAR OS ALUNOS AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ORIENTANDO-OS SEMPRE QUANTO AO USO DO COMPUTADOR.
AJUDAR OS ALUNOS A ACESSAREM O LINK ESCOLHIDO http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/
  • LER AS INSTRUÇÕES DO JOGO PARA OS ALUNOS;
  • CONDUZIR OS ALUNO SEMPRE QUE SURGIR DIFICULDADES.
  • DAR UMA ÊNFASE NA PARTE EXPLICATIVA DO TEMA EM ESTUDO,

- AVALIAÇÃO:
OBSERVAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE O JOGO E
A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM.

REFERÊNCIA:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

HÍPER-PORTFÓLIO

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Deise Aparecida Santos Machado
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

MEU HIPER-PORTFÓLIO
·         Trabalho com o ensino fundamental na Escola Municipal Benedito Pereira Lima e Educação Infantil no Pré-Escolar Municipal Fada Encantada, em São João da Lagoa.
·        Estou participando do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional –PROINFO INTEGRADO juntamente com todos os educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa. O objetivo desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a.       Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b.      Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE1: TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE NA VIDA E NA ESCOLA
Nesta unidade, refletimos como a tecnologia está presente na vida das pessoas. As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento. Realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, divulgamos atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e ainda anotamos nossas reflexões no diário de bordo.

·         Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos acerca das questões, o que é ser professor hoje? E quem sou eu neste contexto? Comentamos e  postamos no fórum.
·         DIÁRIO DE BORDO
         Nesta atividade fizemos reflexões a partir das questões: Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno? Fizemos nossas reflexões e postamos no espaço diário de bordo.


·         Biblioteca: Minha escola
Fizemos uma pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnologicos existentes em nossa escola e de que maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação em slids com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
Ainda nesta Unidade de Estudos, postamos nossas reflexões no diário de bordo e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas Conceituais e WebQuest.

UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Vamos conhecer, nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos na internet.
·        FÓRUM
         Neste fórum relatamos como foi a experiência de navegar livremente na internet.

·        FÓRUM
         Neste espaço conceituamos hipertexto, fizemos colagem da internet e acrescentamos as nossas colaborações e ainda  comentamos postagens dos colegas.


  • Blog: estamos trabalhando agora com postagens em nossos blogs. A atividade 2_5 consiste na criação deste hiper-portfólio aqui no blog.