quinta-feira, 13 de setembro de 2012

HÍPER-PORTFÓLIO

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Deise Aparecida Santos Machado
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

MEU HIPER-PORTFÓLIO
·         Trabalho com o ensino fundamental na Escola Municipal Benedito Pereira Lima e Educação Infantil no Pré-Escolar Municipal Fada Encantada, em São João da Lagoa.
·        Estou participando do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional –PROINFO INTEGRADO juntamente com todos os educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa. O objetivo desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a.       Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b.      Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE1: TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE NA VIDA E NA ESCOLA
Nesta unidade, refletimos como a tecnologia está presente na vida das pessoas. As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento. Realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, divulgamos atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e ainda anotamos nossas reflexões no diário de bordo.

·         Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos acerca das questões, o que é ser professor hoje? E quem sou eu neste contexto? Comentamos e  postamos no fórum.
·         DIÁRIO DE BORDO
         Nesta atividade fizemos reflexões a partir das questões: Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno? Fizemos nossas reflexões e postamos no espaço diário de bordo.


·         Biblioteca: Minha escola
Fizemos uma pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnologicos existentes em nossa escola e de que maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação em slids com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
Ainda nesta Unidade de Estudos, postamos nossas reflexões no diário de bordo e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas Conceituais e WebQuest.

UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Vamos conhecer, nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos na internet.
·        FÓRUM
         Neste fórum relatamos como foi a experiência de navegar livremente na internet.

·        FÓRUM
         Neste espaço conceituamos hipertexto, fizemos colagem da internet e acrescentamos as nossas colaborações e ainda  comentamos postagens dos colegas.


  • Blog: estamos trabalhando agora com postagens em nossos blogs. A atividade 2_5 consiste na criação deste hiper-portfólio aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário