domingo, 1 de julho de 2012

PLANO DE AULA - A GALINHA PINTADINHA

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

CURSISTA: Deise Aparecida Santos Machado
ATIVIDADE: 3_1 Plano de aula
MUNICÍPIO: São João da Lagoa
Escola Municipal Benedito Pereira Lima
FORMADORAS: Patrícia Queiroz de Brito e Suzana Alves Araújo
 Projeto:   Galinha Pintadinha        


Plano de aula

Público– alvo: alunos da Educação Infantil – 1º Período.

Duração da aula: 4 horas.

Objetivos

·         Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

·         Motivar e integrar os alunos através de personagens lúdicos que tenham sentido para os pequenos;
·         Brincar com a imaginação e a fantasia através da arte;
·         Estimular, através da música uma possível “leitura” de cartazes enigmáticos divertidos;
·         Incentivar a partir da música, histórias e vídeos a produção textual oral.

Desenvolvimento

Nesta aula iniciaremos o desenvolvimento do projeto “A galinha pintadinha”; prepararemos os alunos previamente para receber a visita ilustre de Dona Galinha Pintadinha, a qual virá em nossa escola para nos contar uma história. As crianças serão orientadas sobre como se comportar na presença de uma visita, que hora poderá perguntar ou questionar alguma coisa estabeleceremos regras básicas de educação e bom comportamento. Ouviremos a história da “Galinha Ruiva” na versão de Dona Galinha Pintadinha. Logo após assistiremos o DVD com músicas e imagens da personagem ilustre. Em um segundo momento iremos fazer a leitura da canção mais popular da Galinha Pintadinha no cartaz enigmático. E para concluir nossas atividades nesta aula confeccionaremos um brinquedo em forma de galinha o qual produzirá um som semelhante ao da ave.

Conteúdos Programáticos
·         Musicas;
·         Linguagem oral;
·         Confecção de brinquedos;
·         Danças e gestos;
·         Dramatizações.

Recursos didáticos
·         Cartazes;
·         Aparelho de som;
·         DVDs;
·         Televisão;
·         Copos descartáveis;
·         Cordão;
·         Gravuras;
·         Lápis de cor;
·         Tesouras e fitas adesivas.

Avaliação:

Avaliaremos a participação individual e em grupo, realização das atividades propostas, e também se o aluno conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.
 

FOTOS DA AULA:


     


 


 








Um comentário: